Diário de Bordo

Registraremos neste blog relatos diários da Profa Suely Avellar a bordo do NasH Dr. Montenegro, navegando pelo Rio Purus. Boa viagem, Suely!

Desde 1997, o acervo do Projeto Portinari tem servido
como ferramenta para um amplo programa de arte e educação, que já atingiu mais de 500 mil pessoas em todos os estados brasileiros. Para Portinari, o pincel era uma arma a serviço da não violência, da justiça social, da cidadania, da liberdade, do espírito comunitário e da fraternidade. São estes os valores que pulsam na sua obra e que o Projeto Portinari tem levado às crianças e aos jovens de todo o país.

26 de novembro (tarde)

Já estamos quase no final dessa viagem em que apresentamos o nosso Portinari para as crianças ribeirinhas do rio Purus. O aprendizado que tive foi imenso – gente pobre, solidários uns com os outros, dividindo o pouco que possuem; crianças meigas, bem educadas, que se contentam e são felizes com tão pouco. Não vi em nenhum momento um brinquedo nas mãos dessas crianças, mas vi a facilidade com que seguram um pincel e criam aquele seu rio de verdade, em tintas, sobre o papel que eu lhes dou. Quando lhes pergunto, brincando, se querem ir para a cidade grande comigo, respondem sorrindo que não! Quando eu pergunto por que não gostariam de ir comigo eles respondem que ali é muito bom! São os verdadeiros meninos e meninas do rio doce...Os ribeirinhos, na sua grande maioria, não têm a ambição da mudança para a cidade grande. Pescam, criam galinhas e porcos, plantam mandioca, melancia e feijão para sobreviverem e o resto do tempo descansam...

Dr. Martins e Cabo Costa Rocha.

Macapá é uma comunidade pequena com algumas casas no topo do barranco e outras nos flutuantes. Ela não estava incluída no roteiro do navio, mas quando descíamos o rio, o comandante viu um flutuante com a faixa da Marinha e achou curioso aquela faixa naquele lugar. Fundeou o navio mais adiante e mandou a lancha com um sargento para investigar e o sargento trouxe de volta o pedido do líder da comunidade, que tendo visto o navio de longe, resolveu amarrar a faixa que tinha sido esquecida lá pelo NasH Oswaldo Cruz em 2008, para chamar a atenção e assim ter o atendimento do nosso navio. O comandante prontamente atendeu o pedido, continuou fundeado e a equipe partiu imediatamente na lancha para atendê-los.

Esta é a comunidade que vemos da lancha.

O líder comunitário era um senhor falante e foi logo se prontificando a ajeitar o melhor possível o espaço dos médicos, que se colocaram na sala de aula da escola e eu fui convidada por este senhor a levar as crianças para a casa da família dele. A sala era muito pequena, mas bem arrumadinha, com sofá, estante e televisão. Achei melhor ficar na varanda para não desarrumar a casa deles.

O lider comunitáeio cumprimenta o Dr.Porto.

As crianças eram muito vivas, sem inibição alguma, falantes e rapidamente foram pegando o material que eu trazia comigo e desenhando e pintando com a maior desenvoltura. É interessante notar que embora todas as crianças gostem das atividades que eu trago, em algumas comunidades elas parecem mais familiarizadas com o material e se põe logo a pintar. Não sei se isso acontece aleatoriamente, ou se são estimuladas pelos professores. Todos os professores me dizem que artes é uma das disciplinas do curriculum e eu vejo em quase todas as escolas em que estivemos a tradicional cordinha com os desenhos das crianças pregados, mas são trabalhos sem nenhuma criatividade. Os professores ainda reproduzem figuras padronizadas de personagens de desenho animado para as crianças apenas colorirem. É uma pena matarem a criatividade das crianças, pois quando lhes dou o papel e as deixo bem à vontade, criam coisas lindas!

As crianças transitam tranquilamente no deck da escola na beira do rio.

Logo surgiu um jovenzinho com o violão e eu pedi que ele tocasse alguma música para eu cantar com as crianças , mas ele respondeu que só sabia cantar as músicas da igreja. Ficou todo o tempo sentando na grade de madeira da varanda, dedilhando o violão.




Os professores nesta comunidade são dois rapazes, bastante simpáticos e logo vieram conversar comigo. Entreguei-lhes o material, explicando o que lhes estava trazendo e os dois agradeceram muito, dizendo o mesmo que todos os outros já haviam dito sobre as dificuldades dos professores ribeirinhos.


Os dois professores com o material que lhes dei.



O Cabo enfermeiro Luciano termina a vacinação e vem brincar conosco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário